Menu

Lobby



  Para a realização do projeto Entrevê escolhemos o fato da vinda da blogueira e dissidente cubana Yoani Sánchez ao Brasil e o modo como os veículos de comunicação a serem estudados realizaram a cobertura jornalística da passagem dela pelo nosso país.
  O projeto Entrevê é uma atividade desenvolvida por alunos do segundo ano de jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes, cuja meta educacional é desenvolver o olhar crítico dos mesmos por meio da pesquisa e análise do tema escolhido, e da elaboração prática de uma revista, de um programa radiofônico e um blog.
  Nossa escolha deu-se em virtude da repercussão da mídia sobre o caso, como a importância histórica que este certamente terá, no futuro, confirmando a afirmativa do jornalista como historiador do presente; isto é, a passagem de Yoani Sanchez pelo Brasil é importante para revelar o cotidiano e a política cubana, assim como a análise dos relatos midiáticos produzidos a partir desse evento será, da mesma forma, relevante para desvendar e compreender a política brasileira.
  Desde seu desembarque, Yoani recebeu apoio e reprovação em uma série de programações. Foi aplaudida e vaiada, amada e detestada.
  Calma, serena, elogiou tudo como expressão de uma liberdade democrática admirável, que, segundo ela, faz falta em Cuba; quanto aos manifestos contrários, tidos como agressivos, a dissidente posicionou-se politicamente, atribuindo uma orquestração direta do regime cubano. A intermediação passaria, ainda, por partidos brasileiros de esquerda.
  Yoani é representante do pensamento de parcela da população de Cuba, da enigmática Cuba, ilha comunista comandada, há meio século, pela família Castro; é representante de uma geração cubana que sonha com a liberdade de expressão, e que conquistou por intermédio do blog. Yoani é, ainda, símbolo de luta pelo direito de deixar a ilha.
  A saída badalada de Yoani criou expectativa em todo o mundo, e com a mídia brasileira não foi diferente. Chegamos a um impasse. Durante a semana de permanência no Brasil, quem foi a blogueira cubana segundo a mídia brasileira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário